sábado, 17 de agosto de 2013

Missões Canceladas: Apollo 18, 19 e 20


Programa Apollo foi criado pela Nasa, agência responsável pelos programas especiais dos Estados Unidos, com o objetivo de levar o homem à Lua. O programa de viagens espaciais se desenvolveu no contexto da Guerra Fria, no qual Estados Unidos e União Soviética  competiam intensamente em uma disputa ideológica. Os estadunidenses polarizavam o mundo em defesa do capitalismo, enquanto os soviéticos faziam o contraponto em defesa do socialismo. O confronto em nível ideológico colocava tudo em disputa, os dois lados queriam mostrar que eram mais poderosos em todos os aspectos. Nesse contexto, a corrida espacial foi um dos fatores mais marcantes do conflito. A União Soviética saiu na frente ao enviar o primeiro ser vivo ao espaço, forçando os Estados Unidos a dar uma resposta equivalente.
A partir de 1961, os Estados Unidos investiram alto para cravar sua bandeira na Lua. A chegada ao satélite natural da Terra tinha grande valor simbólico em uma disputa que se travava no plano ideológico contra a União Soviética. A Nasa coordenou o programa espacial e, inicialmente, lançou sete missões que não foram tripuladas. Essas missões forneceram o conhecimento científico necessário que os Estados Unidos necessitavam para enviar o homem cada vez mais longe no espaço. A partir da missão Apollo 8, as viagens começaram a ser tripuladas e se aproximavam do objetivo final que era a Lua. O auge desse programa espacial estadunidense aconteceu no ano de 1969, quando, no dia 20 de julho, a missão espacial Apollo 11 pisou na Lua. Foi a primeira vez na história que o homem chegou tão longe, o que repercutiu intensamente no contexto de disputa ideológica do período.
Depois da Apollo 11, outras missões espaciais ocorreram com o objetivo de explorar o território lunar. A missão Apollo 17, em 1972, foi a última do Programa Apollo para exploração da Lua. Naquele ano, o governo estadunidense cortou as verbas, o congresso retirou o apoio e a opinião pública já mostrava desinteresse pelo assunto. Em função do corte orçamentário, algumas missões previstas para integrar o Programa Apollo foram readaptadas com o nome de Programa Skylab. A nave espacial da Apollo continuou sendo usada até 1975. O Projeto Apollo 18 estava previsto para ser lançado em 1972 e era composta por três integrantes. Foi uma missão inédita realizada em conjunto com o programa espacial soviético Soyuz. Por isso, a missão recebeu também o nome de Apollo-Soyuz.
A missão Apollo 18 foi ao espaço, mas não voltou da maneira adequada. Há, contudo, muitos mistérios em torno do que foi feito e visto na Lua. Supostamente, seus tripulantes teriam feito contato com formas de vida alienígena em um encontro hostil que matou dois dos três integrantes da missão. A Nasa nunca se pronunciou sobre o caso. Somente em 2011, quando foi lançado um filme com o nome da missão contando o que supostamente teria ocorrido no espaço, que a agência especial estadunidense declarou ser tudo ficção. Ainda assim, as mortes dos tripulantes da missão não foram explicadas.
Suposta nave alienígena na superfície oculta da lua. O comprimento do objeto seria de 3,3 Km.
Projeto Apollo 19 estava programado para pousar na Lua em sua região mais oculta, onde, supostamente, integrantes da missão Apollo 15 teriam fotografado destroços de uma nave alienígena. A missão Apollo 19 seria composta por três integrantes e, segundo a Nasa, sairia em julho de 1972. A missão foi cancelada, de acordo com declarações oficiais. Mas há relatos de que a missão realmente existiu, explorou o lado oculto da Lua e fez contato com muitos artefatos alienígenas. Inclusive com corpos desses seres. Durante a missão Apollo 19, todos os equipamentos teriam falhado inexplicavelmente. A Nasa exibe no Texas o Módulo de Comando e Serviço, o módulo lunar e o foguete saturno V que seriam utilizados na missão e nunca foram concluídos. Mas a Nasa também nunca se pronunciou sobre as declarações acerca da viagem e do contato com artefatos alienígenas.
Projeto Apollo 20 estava previsto para ser lançado em dezembro de 1972 e tinha como objetivo a exploração do lado oculto da Lua. Dois anos antes, a Nasa declarou a suspensão da missão em função da restrição orçamentária imposta na época. Há pessoas que alegam que a missão existiu secretamente e foi impactante. O Projeto Apollo 20 teria pousado no lado oculto da Lua e explorado o local onde alienígenas teriam habitado há muitos anos. O retorno ao satélite natural da Terra seria em função das supostas fotos de naves alienígenas tiradas durante a missão tripulada Apollo 15. Com o retorno, os astronautas teriam explorado com mais calma o local e encontrado diversos artefatos alienígenas que foram recolhidos e analisados na Terra e também o corpo de uma fêmea alienígena que se encontrava em ótimas condições de preservação, a qual se deu o nome de Monalisa. Há vários depoimentos afirmando que muitas ruínas de cidades alienígenas foram encontradas e também formas de escrita jamais vistas antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário